domingo, 21 de fevereiro de 2010

A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS

o Quem vem primeiro, o indivíduo ou a sociedade?
o Passamos nossa existência em sociedade porque necessitamos do outro → como fica nossa autonomia?
o A vida dos indivíduos está condicionada por decisões e fatores que ocorrem fora do seu alcance.
o Se as circunstâncias formam o indivíduo, estes também criam as circunstancias.
o Norbert Elias afirma que “a sociedade não é um baile à fantasia em que cada um pode mudar a máscara a qualquer momento.
o Socialização → processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são por ela formados.


o AUGUSTO COMTE (1798 – 1857) defendia a reforma do saber, já que a humanidade se caracteriza pela etapa de desenvolvimento espiritual que atingiu.
o É considerado um dos criadores da sociologia → procura conciliar elementos da política conservadora (ordem), com a corrente liberal (progresso).
o “O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.
o Positivismo fundamenta-se na ciência e na organização técnica e industrial da sociedade moderna → Teoria dos Três Estados:
o 1- Teológico: apresenta os fenômenos como resultado da ação direta dos seres sobrenaturais.
o 2-Metafísico: os agentes naturais são substituídos por forças abstratas, verdadeiras entidades.
o 3- Positivo: a explicação dos fatos passa a ter conotação científica.

o KARL MARX ( 1818 – 1883)→ “Os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais.
o As relações sociais são travadas a partir de interesses de classes: a operária e a burguesa.
o “Os seres humanos constroem sua história, mas não da maneira que querem”.
o A chave para compreender a vida social está na luta de classes.

o ÉMILE DURKHEIM (1858 – 1917) → a sociedade sempre prevalece sobre o indivíduo, dispondo de regras, costumes e leis que assegurem sua perpetuação → formação da consciência coletiva.
o A força da sociedade está na herança passada por intermédio da educação às gerações futuras.
o Os conflitos existem basicamente pela anomia (ausência ou insuficiência de normatização das relações sociais).

o MAX WEBER (1864 – 1920) tem como preocupação compreender o indivíduo e suas ações (por que as pessoas tomam determinadas decisões?).
o Parte do indivíduo para compreender a sociedade como um todo.
o Conceito básico: ação social entendida como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros.
o Ação social não é idêntica a uma ação homogênea.
o Ação social não é idêntica a uma ação influenciada.
o Agrupou as ações individuais em quatro grupos:
o 1- ação tradicional: tem por base os costumes arraigados, e adaptados quase automaticamente.
o 2- ação afetiva: tem por fundamento os sentimentos de qualquer ordem (dar vazão às paixões momentâneas).
o 3- ação racional com relação a valores: fundamentada em convicções, tais como o dever, a dignidade, a beleza... → o indivíduo crê que tem certo “mandato” para fazer o que faz.
o 4- ação racional com relação a fins: fundamenta-se numa avaliação da relação entre meio e fim (pensa antes de agir).



Um comentário:

  1. Sobre Karl Marx:

    Marxismo e Neo-marxismo de Karl Marx - Karl Heinrich Marx (nasceu em 1818 e morreu em Londres em 1883) foi um intelectual alemão, economista. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário que deu origem à revolução russa (bolchevista) de 1917, responsável pelo comunismo. Para ele o mundo seria salvo pela economia e pela política. Era ateu e inimigo da Igreja.

    Karl Marx afirmava que a família deveria estar vinculada à produtividade. Até os jogos das crianças deveriam, conforme a escola de Marx, ser concebidos como preparação da atividade produtiva e como educação para o trabalho. A mulher deve entrar no mercado de trabalho e deixar os filhos aos cuidados das pedagogas, psicólogas, etc. Caso a mulher não possa dar conta dos filhos, deve fazer o aborto. Por isso a Rússia foi o primeiro país da Europa a legalizar o aborto, em 1920. Hoje realiza cerca de 1,5 milhão de abortos por anos; onde só nascem 700 mil crianças por ano.

    Para Marx a Revolução Russa (1917) deveria libertar a mulher dos três K: “Kinder, Küche, und Kirche” (filhos, cozinha e Igreja). Nessa linha o homem deveria livrar-se da dependência erótica afetiva que ocorre no matrimônio, libertando-se da dependência dos princípios da moral familiar. Para Marx e para os comunistas, a família era uma realidade filha da Igreja e ambas deveriam ser eliminadas. “Deus é o ópio (droga) do povo”. Lênin se dizia “inimigo pessoal de Deus”.

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