quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ROTEIRO PARA APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM



OLGA BENÁRIO E LUIS CARLOS PRESTES: IDEOLOGIA E ROMANCE
O OBJETIVO DA Situação de Aprendizagem é utilizar a vida de Olga e Prestes como pano de fundo dos principais acontecimentos sociais, econômicos e políticos das décadas de 1920 e 1930.
A pesquisa deve ser realizada com dois focos distintos:
a)           A biografia de Olga e Prestes, destacando informações sobre a juventude, a vida amorosa, estudantil e, claro, o histórico político de ambos.
b)           O contexto econômico e político da Era Vargas, estudado durante as aulas de preparação para a situação de aprendizagem.
1-           Fim da década de 1920
Atuação de Olga: comunista perseguida na Alemanha, refugiou-se com um namorado na URSS, onde passou a integrar o Partido Comunista. É importante levar em consideração a consolidação do comunismo após a ascensão de Stalin ao poder.

Atuação de Prestes: percorreu o país propagando a luta contra o governo, que representava, principalmente, os interesses dos cafeicultores. Lembre-se que o tenentismo, do qual Prestes fez parte, atuou contra os cafeicultores, mas não possuía influências socialistas evidentes.

Contexto econômico e politico: ascensão da economia industrial no Brasil, declínio da cafeicultura e efeitos da Crise de 1929 no Brasil em todos os setores, dissidência oligárquica.

2-    Início da década de 1930
Atuação de Olga: participava de congressos internacionais socialistas, reuniões do Komitern e ações de espionagem.

Atuação de Prestes: não participou da Revolução de 1930, junto ao movimento tenentista, passando a defender, ativamente, o socialismo. Foi considerado, internacionalmente, como uma figura estratégica para a propagação do socialismo no Brasil. O exemplo da união Soviética motivou o surgimento de diversas facções comunistas no mundo, como a Aliança Nacional Libertadora.

Contexto econômico e político: industrialização e expansão dos direitos trabalhistas, contudo ligados ao Estado varguista, que controlava os benefícios e as organizações de trabalhadores.

3-    Aproximação do casal
O  poder ditatorial de Vargas no Brasil acabou aproximando o casal, envolvendo-o em uma missão secreta para promover uma revolução armada capaz de derrubar a ditadura, para o que viajaram, em 1934, por diversos países do mundo.

4-    Atuação do casal no Brasil
Organizaram a Intentona Comunista de 1935, fracassada e desmantelada pela atuação de repressão varguista.

5-    Separação do casal
Foram presos durante uma ação de busca da polícia, no ano de 1936. No mesmo ano, Olga foi deportada, grávida, para os campos de concentração na Alemanha, antes do início da Segunda Guerra.

6-    Morte de Olga
Depois do nascimento de Anita, Olga foi transferida para vários campos nazistas. Mesmo durante a vigência do Tratado de Não-Agressão, assinado entre Stálin (URSS) e Hitler (Alemanha), sua libertação não foi conseguida, até que em 1942, finalmente, após o decreto da “solução Final”, acabou executada numa câmara de gás, em Bernburg.

7-    Atuação política de Prestes
Após a participação brasileira na Segunda Guerra contra o nazifascismo, Vargas buscou eliminar a imagem totalitária se seu governo, com a legalização das eleições. Prestes (lembremo-nos de que a URSS havia lutado ao lado do Brasil na Segunda Guerra) foi libertado a, apoiado politicamente por Vargas. Sua atuação durou pouco, pois no governo Dutra, por influência da Guerra Fria, o socialismo voltaria a ser proibido no Brasil.
 8-    Atuação de Anita
Anita é professora da UFRJ e pesquisadora do tenentismo e da atuação política do seu pai. Por sua atuação socialista foi perseguida pela ditadura militar no Brasil e chegou a ser condenada à prisão em 1973, acabando por se refugiar em Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário