quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ORIENTAÇÃO PARA GINCANA


Olá pessoal.
Conforme combinado aí vai o roteiro para pesquisa visando a nossa gincana de conhecimentos. Atentem para aquilo que combinamos: não se contentem com a pesquisa superficial, procurem levar o maior número de material possível para a sala de aula.

Um abraço a todos

O FIM DO SISTEMA COLONIAL
1-  O fim do sistema colonial:  comente as razões que levaram ao choque entre o capitalismo colonial nascente e o sistema colonial.
2-  Família real: por que a família real portuguesa veio para o Brasil? Explique esse processo.
3-  Abertura dos portos: Qual foi o país que mais se beneficiou com a abertura dos portos brasileiros? Por quê?
4-  Mudanças: Comente as principais medidas adotadas durante o governo de D. João VI no Brasil que favoreceram o processo de emancipação política brasileira.
5-  Elevação a Reino Unido: Explique o significado da elevação do Brasil a Reino Unido.
6-  Revolução Pernambucana: O que queriam os revoltosos pernambucanos de 1817? Que fatores levaram a esse conflito?
7-  Revolução do Porto: Comente sobre a importância da Revolução do Porto no processo de independência do Brasil. Qual foi o papel de D. Pedro nesse processo?
8-     Partido Brasileiro: qual foi a importância desse partido no processo de independência?
9-     Independência do Brasil: quais foram os principais objetivos da independência política do Brasil? Quem foram os maiores beneficiados com ela?
10-  Independência do Brasil: Em sua opinião, você acha que o Brasil é, hoje, realmente independente? Por quê?

BRASIL IMPÉRIO: O PRIMEIRO REINADO
1-    Consolidar a independência. Faça uma síntese explicando as dificuldades internas e externas para o reconhecimento da independência do Brasil.
2-    Constituinte de 1823. Comente as principais características do projeto constitucional de 1823 e os motivos que levaram D. Pedro I a rejeitá-lo.
3-    A Constituição de 1824. Como foi elaborada a Constituição de 1824? O que ela estabelecia?
4-    As Constituições brasileiras. Pesquise sobre as constituições que o Brasil já teve e faça um breve relato sobre as características de cada uma delas.
5-    Confederação do Equador. Sobre a Confederação do Equador, explique:
  1. os motivos que levaram ao conflito;
  2. qual a principal proposta do movimento.
  3. o que defendiam os líderes mais democráticos.
6-    Guerra da Cisplatina. Que motivos provocaram a Guerra da Cisplatina?
7-    Guerra da Cisplatina. Como o conflito terminou e o que ficou estabelecido?
8-    Guerra da Cisplatina. Quais as consequências dessa guerra para a economia brasileira?
9-    Abdicação de D. Pedro I. Descreva o processo que levou à abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831.
10- Manipulação do povo. Em várias ocasiões da história do Brasil, o povo foi manipulado para servir aos interesses da classe dominante. Em sua opinião, o povo brasileiro ainda é manipulado nos dias de hoje? Em caso positivo, em que situações isso ocorre? Em caso negativo, que elementos justificariam sua resposta?

BRASIL IMPÉRIO: 2º REINADO

1-  Antecipação da maioridade: Explique por que a classe dominante queria antecipar a maioridade do príncipe Pedro de Alcântara.
2-  Parlamentarismo: Caracterize o parlamentarismo instituído no Brasil no Segundo Reinado e comente suas diferenças em relação ao parlamentarismo europeu.
3-  Liberais e conservadores: Como foi o comportamento dos políticos liberais e conservadores durante o Segundo Reinado? Como era seu comportamento na disputa pelas eleições?
4-  Revolução Praieira: Comente os motivos que levaram à Revolução Praieira, em 1848, e o conteúdo do programa político dos revoltosos.
5-  Transformações na agricultura: Explique as transformações ocorreram na atividade produtiva brasileira no decorrer do século XIX?
6-  Expansão do café: Explique as causas que favoreceram a expansão cafeeira no século XIX. Caracterize as diferenças entre os dois setores em que se dividiam os produtores de café.
7-  Outros produtos: Como era a situação dos outros produtos agrícolas exportados pelo Brasil?
8-  Crescimento industrial: Aponte as principais causas que favoreceram o crescimento industrial brasileiro no século XIX.
9-  Concorrência e sobrevivência: Um país pode abrir totalmente seu mercado para a entrada de produtos estrangeiros? Isso prejudica ou beneficia as indústrias desse país? Comente sobre a situação atual do Brasil nesse   sentido.
10-  Questão Christie: Faça um breve resumo do que foi a Questão Christie e suas conseqüências.
11-               Questão Platina: Que interesses tinha o governo brasileiro na região Platina? O que fez o Brasil para manter esses interesses?
12-               Paraguai: Por que o Paraguai incomodava a Inglaterra? O que os ingleses fizeram para submeter os paraguaios?
13-               Resultados da Guerra: Quais foram as conseqüências da Guerra do Paraguai para o Império brasileiro?
14-               A Inglaterra e a escravidão: Por que a Inglaterra tinha interesse no fim da escravidão no Brasil? Que atitudes os ingleses tomaram diante dessa situação?
15-               Campanha abolicionista: Faça um comentário sobre as leis que extinguiram a escravidão no Brasil e os efeitos de cada uma delas.
16-               Emancipação dos negros: Por que, apesar da Lei Áurea, a situação dos negros continuou difícil?
17-               Situação dos negros: É possível afirmarmos que no Brasil atual os negros se encontram emancipados? Como você pode embasar a sua resposta?
18-               Queda da monarquia: Faça um resumo das causas que contribuíram para a queda da monarquia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário