quinta-feira, 19 de junho de 2014

ROTEIRO DE ANÁLISE DO FILME “A ONDA”

Caros alunos
Conforme combinamos, segue o roteiro para elaboração de trabalho referente ao filme "A Onda". Para realizá-lo procure dotar-se do espírito de autonomia intelectual, deixando-se conduzir pelo desejo de aprofundar os temas discutidos em nossas aulas. Bom trabalho.

SOCIOLOGIA
1-    O filme tem como ponto de partida o curso sobre AUTOCRACIA ministrada pelo professor Rainer Wenger. O que esse tema significa? Como ele é desenvolvido no filme?

2-    Como você avalia a mudança que o professor promove no ambiente físico (disposição das carteiras) no início do curso? Uma simples alteração no ambiente é capaz de modificar as relações ente os membros de um grupo? Justifique.

3-    Uma das questões levantadas pelo professor para introduzir a discussão sobre a temática do curso foi  “ qual é o primeiro requisito para que uma ditadura possa se desenvolver”. Como você responderia a esta questão?

4-    Como você analisa a exigência feita pelo professor para que as pessoas se levantassem para falar? E quanto ao uso do uniforme?

5-    Como você analisa o comportamento do personagem Tim, ao demonstrar grande entusiasmo diante das propostas do professor?

6-    Ao longo do filme, percebemos que os laços que unem os membros do grupo vão  se solidificando. Que elementos tornaram possível essa solidificação?

7-    O  filme  mostra a vida particular de alguns alunos e seu relacionamento com seus pais. A maioria dos pais assume uma postura “liberal”, no sentido do “laissez-faire”, possivelmente com medo de dar diretrizes e assumir um papel autoritário. Esse modelo de educação pode ser considerado o modelo ideal para as gerações atuais? Justifique

8-    É possível afirmarmos que os membros do  grupo liderado pelo professor Rainer possuíam uma certa fragilidade na formação da sua identidade e que por isso,  mais vulneráveis às  ideias que lhe conferissem  algum significado à sua existência? Haveria outras  alternativas?

9-    As cenas envolvendo a relação familiar de alguns personagens podem servir como referência para entendermos sua conduta dentro do grupo e da escola? Justifique.

10- Em um determinado ponto do filme vemos um jovem que se sente excluído (Tim) oferecendo maconha a alguns colegas, dizendo que não precisariam pagá-lo, pois são seus amigos. Essa atitude representa uma tentativa evidente do adolescente de fazer amizades e pertencer a um grupo. Como você avalia esta situação?

FILOSOFIA
Após assistir ao filme preencha o roteiro a seguir, tecendo consideração sobre:
1-    Ideologias
a)     O filme faz alusões a  diversas ideologias e formas de governo, como o
fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo. De que forma essas ideologias influenciaram os jovens ao longo do filme e quais foram  as conseqüências disso?

b)    O filme nos  mostra que outras situações podem levar à alienação política e cultivo de lideranças autoritárias, como o vazio que permeia a juventude, o consumismo desenfreado, a falta de sonhos e projetos coletivos, o desinteresse pelo campo da política  estes elementos nos permitem afirmar que a juventude, de maneira geral, pode ser manipulada facilmente? Que elementos da nossa realidade podem servir para justificar sua resposta?

c)    De que forma o envolvimento com “A Onda” serviu para modificar o comportamento e as posturas políticas dos alunos? Você considera que as mudanças foram positivas?

2-    Método de ensino
a)     O método adotado pelo professor para ensinar sobre Autocracia foi adequado? Justifique.

b)     Não se pode negar que com sua metodologia o professor conseguiu chamar a atenção dos alunos para o tema da sua disciplina. Considerando-se o resultado final obtido por ele, podemos conferir razão a Maquiavel quando ele afirmou que “os fins justificam os meios”? Justifique.

c)    Considerando-se o final trágico da história, é possível afirmarmos que o professor agiu de forma irresponsável? Sob que aspectos?

3-    Relação professor – escola – alunos

a)    É possível percebermos que o filme procura nos chamar a atenção para o fato de que a  anomia social (ausência de valores) não existe apenas em um país derrotado pela guerra, mas também nos dias atuais, onde as regras de convivência e ética estão bastante relativizadas. Os jovens alunos do professor Rainer demonstram carência de autoridade, confundindo esse sentimento com a valorização do autoritarismo. Como você percebe essa questão em nossa sociedade atual?

b)    É possível afirmarmos que a relação que o professor tinha com os demais professores da escola pode ter contribuído na formação dos seus objetivos e procedimentos profissionais? Como?

c)    Ao contrário da família de Karo, a família de Tim valoriza e elogia a escola pela experiência, entendendo que a disciplina trará bons valores ao seu filho, porém, os pais pouco conversam com ele, delegando à escola a educação do jovem. Que avaliação você faz dessa postura?

d)    Considerando que a qualidade da educação recebida pelos jovens, tanto no ambiente escolar quanto no familiar, tem relação direta com o papel que os mesmos irão exercer na sociedade, reflita como as orientações recebidas por esses aprendizes, ou a ausência delas, pode refletir no comportamento dos indivíduos na sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário