quarta-feira, 18 de junho de 2014

ROTEIRO PARA ACOMPANHAMENTO DO FILME FÁBRICA DE LOUCURAS


SOCIOLOGIA


1- Analise a situação do grupo de moradores da cidade de Hadleyvilleapós o fechamento da fábrica de automóveis que movimentava a economia local.


2- Como podemos analisar a atitude de Hunt Stevenson diante da situação do desespero das famílias que dependiam dos empregos gerados pela indústria?


3- Logo nos primeiros dias de parceria surgem muitos problemas principalmente relacionados às diferenças históricas e culturais entre japoneses e norte-americanos. Que diferenças são essas? Elas foram superadas? As diferenças históricas e culturais são necessariamente negativas?


4- Com o desenrolar do filme percebemos que os funcionários americanos têm dificuldades de se adaptar ao estilo toyotista, o que os deixa insatisfeitos. Por outro lado, os empresários japoneses acumulam prejuízos pela baixa produtividade e resolvem abandonar a empreitada. Como você interpreta essa situação?


5- O filme assistido mostra inicialmente como a indústria se tornou importante no século XXI. Dela dependem outros serviços básicos e a quantidade de empregos gerados por ela é considerável. Como você analisa esta questão à luz do que estudamos em nossas aulas acerca do tema?


FILOSOFIA


1- O filme mostra o choque entre dois sistemas produtivos e as culturas de trabalho por eles criadas. Observe as seguintes características e comente as diferenças utilizando-se do referencial filosófico desenvolvido nas aulas que tivemos sobre a temática


a) Método de trabalho


• Norte americana – os funcionários exercem sempre a mesma função e a produção independe da demanda. Linhas de montagem.


• Japonesa – sistema flexível onde a produção é regulada pela demanda e há menor desperdício. Ilhas de produção.


b) Direitos e deveres dos trabalhadores

• Norte americana – Direito de dispensa em ocasiões especiais e dever de realizar a sua função no processo produtivo


• Japonesa – Direito de fazer parte da equipe e dever de garantir a produtividade e a qualidade do processo.


c) Produtividade do trabalho


• Norte americana – Alta para manter os custos menores.


• Japonesa - Muito alta com estoques mínimos.


d) Qualidade da produção


• Norte americana – baixa.


• Japonesa - alta.


e) Hierarquia


• Norte americana – Pouco rigorosa e importante para manutenção da ordem.


• Japonesa - Rigorosa e de extrema importância.


f) Paradigma produtivo


• Norte americana – Fordismo.


• Japonesa – Toyotismo.



2- Faça uma reflexão acerca das principais influências que mutuamente existiram a partir das relações entre as duas culturas, apontando os possíveis ganhos e prejuízos para as partes envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário