domingo, 7 de fevereiro de 2010

HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA

I.O CENÁRIO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

A Europa do século XVII assistiu a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social. Podemos destacar, o Iluminismo, as Revoluções burguesas e principalmente a Revolução Industrial. Esses acontecimentos proporcionaram a criação de um cenário de instabilidade e contradição: aumento da produção, investimento em tecnologia, consolidação do processo de industrialização, ascensão política da burguesia, êxodo rural e consequente processo de urbanização, o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe, surgimento de um grande número de desempregados,,miséria e injustiças sociais.
A Revolução Francesa também foi uma circunstância que agilizou o processo de formação da Sociologia. Ao final do século XVII, a monarquia absolutista da França estava assegurando inúmeros privilégios à minoritária classe dominante, enquanto deixava à margem de assistência uma população de 23 milhões de pessoas. Além disso, o arcaico sistema vigente impedia a constituição da livre empresa, a exploração eficiente da terra e abafava as iniciativas da burguesia. Obviamente, a situação era contraditória e não iria se sustentar por muito tempo.
Enfim, em 1789, com a mobilização das massas de trabalhadores pobres, a burguesia tomou o poder. O seu objetivo, na realidade, não girava apenas em torno da mudança da estrutura do Estado. Havia o claro desejo de abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, suas instituições e seus costumes, promovendo e inovando aspectos da economia, da política, da religião e da vida cultural. Os velhos privilégios de classe foram destruídos e o empresariado passou a ser incentivado e apoiado.
É neste cenário, que surge a necessidade de formatar uma ciência capaz de interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano-industrial, capaz de explicar essa nova ordem social, política e econômica.

II. O QUE É A SOCIOLOGIA

A preocupação com os problemas da sociedade existe bem antes da revolução Industrial, ou seja, na antiguidade oriental ou na Clássica (greco-romana) já podemos perceber tal engajamento. Platão em A República, Aristóteles em A política já apontavam problemas envolvendo a vida política dos gregos. Na Idade Média vários pensadores árabes discutiam a religiosidade da época. Na modernidade os pensadores renascentistas identificavam problemas sociais e políticos, durante a crise do sistema feudal e na formação dos Estados Modernos. Porém, essas propostas de análise dos problemas da sociedade não apresentavam uma organização objetiva, eram preocupações não sistematizadas, sem métodos específicos e sem um objeto de estudo claro.
Neste sentido, é somente no século XVIII que a preocupação com os problemas da sociedade passa a existir com Ciência, passa a ser sistematizado. A Sociologia surge então com um arcabouço teórico, com um método específico e com um objeto de estudos definido. Podemos, pois definir a Sociologia como uma ciência que estuda os fenômenos sociais, procurando refletir sobre eles e tentando explicá-los através de certos conceitos, técnicas e métodos. Seu campo de estudo é toda a organização da sociedade (a estática) e tudo o que acontece com seus membros (a dinâmica). Como então, o relacionamento entre os homens se estrutura – tomando formas definidas – e como ele se processa – seu funcionamento – isto é o que interessa para a Sociologia.

III. TEXTO COMPLEMENTAR
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiência interpessoais em situações organizadas.
O objetivo da sociologia é tornar estas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.
A sociologia estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade. Ela explora todas as estruturas sociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais como desvio, crime, divergência, conflito, migrações e movimentos sociais, que fluem através de ordem estabelecida socialmente; e busca entender as transformações que este processo provoca na cultura e estrutura social.
Em termos de mudança, em que a cultura e estrutura estão atravessando transformações dramáticas, a sociologia torna-se especialmente importante (Nisbet, 1969). Como a velha maneira de fazer as coisas se transforma, as vidas pessoais são interrompidas, e como consequência, as pessoas buscam respostas para o fato de as rotinas e fórmulas do passado não funcionarem mais. O mundo hoje está passando por uma transformação dramática: o aumento de conflito étnico, o desvio de empregos para países com mão de obra barata, as fortunas instáveis da atividade econômica e do comércio, a dificuldade de serviços de financiamento de governo, a mudança no mercado de trabalho, a propagação de um doença mortal (AIDS), o aumento da fome das superpopulações, a quebra do equilíbrio ecológico, a redefinição dos papéis sociais dos homens e das mulheres e muitas outra mudanças. Enquanto a vida social e as rotinas diárias se tornam mais ativas, a percepção sociológica não é completamente necessária. Mas, quando a estrutura básica da sociedade e da cultura muda, as pessoas buscam o conhecimento sociológico. Isto não é verdade apenas hoje. Foi a razão principal de a Sociologia surgir em primeiro plano como um disciplina diferente nas primeiras décadas do século XIX.

PARA REFLEXÃO

1- Em que medida a ascensão da burguesia influenciou no surgimento da Sociologia?
2- Sob que aspectos a preocupação com os problemas sociais da antiguidade clássica e da Idade Média se diferenciaram da preocupação existente a partir do século XVIII?
3- O que significa dizer que o advento da Sociologia, a preocupação com os problemas da sociedade passa a existir como Ciência, passando a ser sistematizado como tal?
4- Que exemplos de fenômenos sociais podem ser apontados como sendo objeto de estudo da Sociologia?
5- Como você interpreta a afirmação de que “a Sociologia estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade”?

Um comentário:

  1. Definição maravilhosa sobre a sociologia. Hoje eu tenho prova, e resolvi pesquisar alguns adereços que possam me ajudar. E adorei seu mural!

    ResponderExcluir