terça-feira, 21 de abril de 2009

TEXTO PARA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

MONTAIGNE

Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas .guerras de religião. dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes
“(.) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (.) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo] , mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (.) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades.”
MONTAIGNE, Michel Eyquem de, Ensaios, São Paulo: Nova Cultural, 1984.

QUESTÕES:
1- Faça um levantamento das idéias principais do texto
2- O autor vê os habitantes da América como selvagens? Justifique.
3- Compare a visão de Montaigne a respeito dos habitantes da América com a visão dos europeus conquistadores. Que conclusões você tirou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário