quinta-feira, 21 de maio de 2009

HISTÓRIA

PRÉ-HISTÓRIA

A GUERRA DO FOGO, 1981, direção de Jean Jacques Annaud. História romanceada da descoberta do fogo. Filmada no Quênia, na Escócia, na Islândia e no Canadá. A história gira em torno do controle do fogo em uma tribo pré-histórica. Muito interessante pela ambientação e e pelas caracterizações humanas. 97 min

EGITO ANTIGO

EGITO: EM BUSCA DA ETERNIDADE, 1983, produção da National Geographic. Documentário que aborda a antiga civilização egípcia e os esforços atuais para a sua recuperação e preservação. 60 min.

HEBREUS
O PRÍNCIPE DO EGITO, EUA, 1998. Desenho animado que reproduz a história de Moisés, patriarca do povo hebreu, que conduziu o povo para a Terra Prometida, na região da Palestina. OS DEZ MANDAMENTOS, 1956. Direção de Cecil B. De-Mille.Épico que marca a história de Moisés desde o seu nascimento, sua vida no Egito, a libertação do povo hebreu e o recebimento das Tábuas dos 10 Mandamentos. (220 min.)

GRÉCIA ANTIGA
A ODISSÉIA, 1997 - EUA, Diretor: Francis Ford Coppola. Filme baseado na "Odisséia", importante livro do poeta grego Homero. Narra a aventura de Ulisses, herói da Guerra de Tróia, na sua volta à ilha de Ítaca. (150 min )

TRÓIA: Direção: Wolfgang Petersen, 162 minutos, (EUA – 2004). Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

ALEXANDRE: 176 minutos, (EUA – 2004) Alexandre (Colin Farrell) tem planos ambiciosos, partindo com seus exércitos da Macedônia rumo à Ásia Ocidental dominada pelo império persa. Considerada uma guerra impossível, Alexandre sai vitorioso e aumenta seus domínios para locais até então desconhecidos, como a Ásia Central e o Himalaia. Seus feitos militares fazem com que ele domine todo o terrirório entre a Macedônia e a Índia, sem ter sofrido uma derrota sequer. Enquanto aumenta seus domínios, Alexandre precisa lidar com seus pais, Philip (Val Kilmer) e Olympia (Angelina Jolie), sua esposa ambiciosa Roxane (Rosario Dawson), seu amigo de longa data Hephaestion (Jared Leto) e o general Ptolomeu (Anthony Hopkins), seu homem de confiança.

ROMA ANTIGA
BEN-HUR, 1959, direção Cecil B. de Mille. Aventura épica ambientada no início da era cristã que conta as lutas de Ben-Hur para libertar Jerusalém do domínio romano, (211 min)

SPARTACUS, 1960, direção de Stanley Kubrick. Super produção baseada no romance histórico de Howard Fast sobre a revolta de escravos liderada por Spartacus em 73 a.C. 190 min.

ASTERIX E A SURPRESA DE CÉSAR, 1984. HQ do herói gaulês, Asterix e Obelix ingressam na Legião Romana para salvar a bela jovem e o noivo. 90 min.

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO, 1964, direção de Antony Mann. Filme épico que conta, com imprecisões históricas, o início da decadência do Império Romano. 153 min.

GLADIADOR, 2000, direção de Ridley Scott. Transformado em escravo pelo corrupto e incestuoso herdeiro do trono, o general romano Maximus, torna-se um gladiador. Seu poder na arena acaba por levá-lo a Roma, ao Coliseu e a um corrupto de vingança com o novo imperador. 155 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário