quinta-feira, 21 de maio de 2009

HISTÓRIA

SÉCULO XIX

NAPOLEÃO, FRA, 2002, Direção: Yves Simoneau. No centro desta produção está um homem, não uma lenda, não um herói tão grandioso quanto a sua vida. É o homem Napoleão Bonaparte, um homem com necessidade e desejos, forças e fraquezas iguais a de qualquer ser humano. Um homem abençoado com incrível energia e poder que podera ostentar: "Eu posso ter perdido uma batalha, mas eu nunca perdi um minuto." Um homem que, a despeito das circunstâncias, se elevou sobre os mortais para um nível quase mítico. O filme Napoleão despe o mito e investiga por trás dos fatos para retratar toda a complexidade e contradição daquele que foi o homem mais poderoso do mundo. (180 minutos)

OS MISERÁVEIS, FRA/ALE, 1982, Direção: Robert Hossein. Adaptação para a televisão da obra de Victor Hugo, retratando a vida operária francesa. (263 min)A VILA, EUA, 2004. Direção: M. Night Shyamalan. Em 1897 uma vila parece ser o local ideal para viver: tranquila, isolada e com os moradores vivendo em harmonia. Porém este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de "Aquelas de Quem Não Falamos". O medo de ser a próxima vítima destas criaturas faz com que nenhum habitante da vila se arrisque a entrar no bosque. Apesar dos constantes avisos de Edward Walker, o líder local, e de sua mãe, o jovem Lucius Hunt tem um grande desejo de ultrapassar os limites da vida rumo ao desconhecido. Lucius é apaixonado por Ivy Walker, uma jovem cega que também atrai a atenção do desequilibrado Noah Percy. O amor de Noah termina por colocar a vida de Ivy em perigo, fazendo com que verdades sejam reveladas e o caos tome conta da vila. É possível fazer uma abordagem deste filme com o assunto: "Socialismo Utópico" - Saint Simon (120 min)

A GUERRA DO ÓPIO, 1997, direção Xie Jin (Assunto Relacionado: IMPERIALISMO NA ÁSIA) Filme que retrata o tráfico do ópio na China feita por mercadores ingleses. Após a pressão do imperador chinês para o fim do tráfico tem início uma série de batalhas na qual a Marinha chinesa, composta basicamente por pequenos juncos, não tinha a menor chance contra a poderosa British Royal Navy. Com o fim da Guerra do Ópio, a China foi forçada a assinar o Tratado de Nankin, na qual abria cinco portos aos ingleses e cedia a ilha de Hong Kong que a Inglaterra só devolveu à China em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário