quarta-feira, 15 de setembro de 2010

BRASIL: SEGUNDO REINADO

MONITORAMENTO DE ESTUDO

1- Antecipação da maioridade: Explique por que a classe dominante queria antecipar a maioridade do príncipe Pedro de Alcântara.
2- Parlamentarismo: Caracterize o parlamentarismo instituído no Brasil no Segundo Reinado e comente suas diferenças em relação ao parlamentarismo europeu.
3- Liberais e conservadores: Como foi o comportamento dos políticos liberais e conservadores durante o Segundo Reinado? Como era seu comportamento na disputa pelas eleições?
4- Revolução Praieira: Comente os motivos que levaram à Revolução Praieira, em 1848, e o conteúdo do programa político dos revoltosos.
5- Transformações na agricultura: Explique as transformações ocorreram na atividade produtiva brasileira no decorrer do século XIX?
6- Expansão do café: Explique as causas que favoreceram a expansão cafeeira no século XIX. Caracterize as diferenças entre os dois setores em que se dividiam os produtores de café.
7- Outros produtos: Como era a situação dos outros produtos agrícolas exportados pelo Brasil?
8- Crescimento industrial: Aponte as principais causas que favoreceram o crescimento industrial brasileiro no século XIX.
9- Concorrência e sobrevivência: Um país pode abrir totalmente seu mercado para a entrada de produtos estrangeiros? Isso prejudica ou beneficia as indústrias desse país? Comente sobre a situação atual do Brasil nesse sentido.
10- Questão Christie: Faça um breve resumo do que foi a Questão Christie e suas conseqüências.
11- Questão Platina: Que interesses tinha o governo brasileiro na região Platina? O que fez o Brasil para manter esses interesses?
12- Paraguai: Por que o Paraguai incomodava a Inglaterra? O que os ingleses fizeram para submeter os paraguaios?
13- Resultados da Guerra: Quais foram as conseqüências da Guerra do Paraguai para o Império brasileiro?
14- A Inglaterra e a escravidão: Por que a Inglaterra tinha interesse no fim da escravidão no Brasil? Que atitudes os ingleses tomaram diante dessa situação?
15- Campanha abolicionista: Faça um comentário sobre as leis que extinguiram a escravidão no Brasil e os efeitos de cada uma delas.
16- Emancipação dos negros: Por que, apesar da Lei Áurea, a situação dos negros continuou difícil?
17- Situação dos negros: É possível afirmarmos que no Brasil atual os negros se encontram emancipados? Como você pode embasar a sua resposta?
18- Queda da monarquia: Faça um resumo das causas que contribuíram para a queda da monarquia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário