Ver as coisas como “realmente são”
O plano a seguir foi
desenvolvido com a intenção de nos levar
à reflexão acerca das prováveis interpretações às quais nossa visão possa nos conduzir, fazendo com
que pautemos nossas ações a partir de uma visão relativa da realidade que nos
cerca. Reflita sobre as questões apresentadas e elabore respostas que possam
ser aplicadas a cada uma delas dentro das suas especificidades. Não deixe de
justificar filosoficamente suas respostas.
1-
Qual dessas duas
pessoas você acha que tem maior probabilidade de ver a Lua “como ela realmente
é”: uma pessoa que está na Terra olhando para a Lua, ou um astronauta que está
de pé em sua superfície?
2-
Suponhamos
que duas pessoas estejam olhando para o prédio de sua escola. Uma delas
encontra-se a um quilômetro de distância e a outra está bem na frente do
prédio, com o nariz colado na parede. Pode alguma dessas pessoas ver o prédio
“como ele realmente é”?
3-
Existe uma
distância exata que deva ser mantida para que possamos ver uma coisa como ela
“realmente é”?
4-
Se alguém
estivesse deitado olhando a parte de baixo da sua carteira enquanto você está
olhando a parte de cima, isso quer dizer que a visão dessa pessoa é errada e a
sua é certa?
5-
É possível
cada um dos membros da sua turma ter uma impressão diferente com relação à
aparência da carteira que você ocupa?
6-
É possível
alguns pontos de vista serem melhores do que outros?
7-
É possível
que ao apreciarmos as coisas a partir de diferentes pontos de vista fiquemos
sabendo melhor “como elas são realmente”?
8-
É possível
algumas coisas serem corretas e outras incorretas, seja qual for o ponto de
vista do qual são observadas? Exemplifique.
9-
Quando
alguém diz que você deveria procurar
“ser objetivo”, quer dizer que você deveria:
a)
Ver as coisas
do ponto de vista dessa pessoa;
b)
Ver as
coisas do ponto de vista dos mais experientes;
c)
Ver as
coisas com maior exatidão;
d)
Considerar
as coisas de quantos pontos de vista for possível ou necessário;
e)
Todas as
anteriores;
f)
Algumas das
anteriores. Quais?
g)
Nenhuma das
anteriores.
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