quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PLANO DE DISCUSSÃO FILOSÓFICA


Ver as coisas como “realmente são”

O plano a seguir foi desenvolvido com  a intenção de nos levar à reflexão acerca das prováveis interpretações às quais  nossa visão possa nos conduzir, fazendo com que pautemos nossas ações a partir de uma visão relativa da realidade que nos cerca. Reflita sobre as questões apresentadas e elabore respostas que possam ser aplicadas a cada uma delas dentro das suas especificidades. Não deixe de justificar filosoficamente suas respostas.
1-   Qual dessas duas pessoas você acha que tem maior probabilidade de ver a Lua “como ela realmente é”: uma pessoa que está na Terra olhando para a Lua, ou um astronauta que está de pé em sua superfície?
2-   Suponhamos que duas pessoas estejam olhando para o prédio de sua escola. Uma delas encontra-se a um quilômetro de distância e a outra está bem na frente do prédio, com o nariz colado na parede. Pode alguma dessas pessoas ver o prédio “como ele realmente é”?
3-   Existe uma distância exata que deva ser mantida para que possamos ver uma coisa como ela “realmente é”?
4-   Se alguém estivesse deitado olhando a parte de baixo da sua carteira enquanto você está olhando a parte de cima, isso quer dizer que a visão dessa pessoa é errada e a sua é certa?
5-   É possível cada um dos membros da sua turma ter uma impressão diferente com relação à aparência da carteira que você ocupa?
6-   É possível alguns pontos de vista serem melhores do que outros?
7-   É possível que ao apreciarmos as coisas a partir de diferentes pontos de vista fiquemos sabendo melhor “como elas são realmente”?
8-   É possível algumas coisas serem corretas e outras incorretas, seja qual for o ponto de vista do qual são observadas? Exemplifique.
9-   Quando alguém diz que você  deveria procurar “ser objetivo”, quer dizer que você deveria:
a)   Ver as coisas do ponto de vista dessa pessoa;
b)   Ver as coisas do ponto de vista dos mais experientes;
c)   Ver as coisas com maior exatidão;
d)   Considerar as coisas de quantos pontos de vista for possível ou necessário;
e)   Todas as anteriores;
f)    Algumas das anteriores. Quais?
g)   Nenhuma das anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário