quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PENSAMENTOS E VALORES

- Tudo que fazemos tem um ritmo. O acúmulo dos ritmos dá origem à grande sinfonia da nossa existência.

- A vida moderna nos impõe uma aceleração constante. Somos compelidos a correr para não se sabe onde. Talvez não seja apenas uma questão de tempo físico, mas tempo mental.

- Mesmo quando nos permitimos parar não conseguimos desfrutar, porque a mente está sobrecarregada.

- Na tentativa de viver um outro ritmo muitos recorrem aos artifícios químicos para desacelerarmos seus pensamentos.

- Nosso ritmo é determinado pela quantidade da atitude mental que provocamos. Se criarmos pensamentos que nos conduzem ao eu verdadeiro, de forma natural, experimentaremos uma melodia interna muito agradável e revigorante.

- Existem, basicamente, quatro categorias de pensamentos e cada uma exerce influências específicas sobre nosso estado mental. São elas:

PENSAMENTO DE DESPERDÍCIO – INÚTIL
- É facilmente detectável, pois não nos leva a nenhum fim prático. Exemplos: “se eu fosse europeu...” “se eu tivesse feito aquele concurso...” “se eu ganhasse na loteria...”.

- Tais pensamentos esvaziam a energia mental e até física da pessoa, acabam tirando dela o poder de realização. Transformam o que é fácil numa montanha intransponível, devido ao descontrole interno.

- Este tipo de pensamento tem a característica de acelerar o ritmo mental. Se não houver interferência consciente para frear o processo , muita energia se perde e surge o estresse.

- É comum ouvirmos conversas inúteis, comentários absurdos e até acharmos natural e saudável, mas não o são.

- Precisamos aprender a valorizar nossos pensamentos. A inconsciência quanto ao seu valor faz com que fiquemos vazios e pobres, porque os gastamos à toa, sem nenhum cuidado.

PENSAMENTO PRÁTICO – ÚTIL
- É todo aquele que tem um objetivo, ainda que não seja refinado. Exemplos: “hoje vou ao supermercado, depois ao banco...” “amanhã irei à aula, preciso preparar o material...” “vou me preparar para fazer a avaliação...”

- Esses pensamentos não esvaziam nosso poder mental porque têm um fim, levam a uma realização.

- Às vezes a vida das pessoas se torna difícil porque faltam-lhes pensamentos como esses. Por isso, antes de desenvolvermos uma atividade qualquer, devemos perguntar: “será que eu já pensei o necessário para o bom desempenho da tarefa”?

- Não devemos economizar raciocínios. Um mau planejamento acarretará muitas dores de cabeça.

- Pensamento correto: um bom professor planeja o cumprimento de suas tarefas. Se não o fizer, ele sabe que perderá mais tempo, desperdiçará mais energia e que seu desempenho não será satisfatório.

PENSAMENTO DESTRUTIVO – NEGATIVO
- É o que vem quando a mente está desenerginizada, pobre fraca. Provém da inconsciência ou de um estado de consciência inferior (pensamentos de raiva, medo, incerteza, inveja e outros). Estes, além de consumirem energia aceleram o ritmo mental.

. A primeira coisa que destrói é a consciência e, a partir daí, danos em cadeia se sucedem.

PENSAMENTO CONSTRUTIVO – POSITIVO

- Para aquele que possui a riqueza da mente verdadeira e construtiva, as soluções para as questões mais desafiadoras da vida lhe ocorrerão com maior tranquilidade.

- Característica: desaceleram o ritmo mental, trazendo-nos mais consciência, pois há tempo para as ponderações.

- Não nascem espontaneamente se a mente está habituada ao pessimismo. É necessário empenho consciente e desejo de querer mudar.

- Dê o primeiro passo e será fácil prosseguir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário