terça-feira, 10 de agosto de 2010

ÉTICA A ARTE DE VIVER

A ARTE DE VIVER – A ALEGRIA DE SER UMA PESSOA COM DIGNIDADE


“Nós somos os pais de nossas ações, mas também somos os filhos de nossos atos”
Aristóteles

“Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter”
Engenheiros do hawaí



AS TRÊS ETAPAS DA VIDA
Na vida, o homem passa por três etapas diferentes: a fase do instinto, a fase do intelecto e a fase do espírito.

Fase do instinto: o homem está ainda preso ás suas deficiências de infância, aos seus defeitos de educação e sofre naturalmente as conseqüências – tensão emocional, temores injustificados, irritação e impaciência, tendência para a cólera fácil, conflitos mentais, complexos, atitudes intolerantes, etc. Nessa fase acredita que sua felicidade consiste exclusivamente na posse dos bens materiais, na fama, popularidade.

Na Segunda fase, a do intelecto, preocupações de outra ordem começam a inquietá-lo. É quando sua inteligência se nega a continuar admitindo as coisas sem examinar, exigindo respostas a novas perguntas. E ele sofre. Já não lhe basta o êxito, a posse de coisas materiais, a fama, a popularidade que ele conquistou. Precisa mais, almeja conseguir algo que não sabe definir exatamente, se desesperando ao compreender que não avançou muito no caminho da vida feliz.

É quando então penetra na terceira fase, a espiritual, na qual sente o verdadeiro despertar da consciência, a percepção exata da realidade das coisas, a consciência plena de si mesmo. Então, é quando sobrevem a calma como a que nos países tropicais sucede depois de uma chuva torrencial, quando a natureza trabalha com tanta rapidez que pode-se ver a sua ação.

Uma calma semelhante se difunde sobre o seu espírito cansado e, no silêncio profundo, ele sente que, por fim, encontrou o verdadeiro caminho – a consciência do “EU”, a consciência de si mesmo.

A grande maioria das pessoas vive presa ainda à primeira fase, a do instinto, sujeita à reações infantis, à tendências infantis não corrigidas – tendências para a cólera fácil, impaciência e irritação, tensão emocional, complexos, medo, conflitos mentais. Acredita que sua felicidade consiste na posse de bens materiais, fama, etc.

Nosso curso pretende proporcionar-lhe condições para que você atinja o seu autoconhecimento, ajudando-o a libertar-se de todo e qualquer empecilho à sua plena realização como ser humano.

CONHEÇA A SI MESMO


Antes de culparmos os outros, numa situação conflitiva, é recomendável analisar-se com o cuidado necessário, a fim de verificar se a causa do atrito não provém de nosso próprio temperamento ou de nossa formação.

O mais difícil é justamente conhecer a si mesmo; para isto é indispensável muita sinceridade, pois temos tendências a só procurar nossas qualidades e estarmos convencidos de que os outros é que erram; quantas vezes vemos a palha no olho do vizinho, mas não enxergamos o tijolo que está no nosso?

Por que estou sentindo isto? Por que estou agindo assim? Por que estou aborrecido hoje? É respondendo a estas perguntas com sinceridade e franqueza, que podemos evitar muitos problemas para nós mesmos e para os outros.

Este conhecimento de si mesmo abrange vários aspectos da nossa personalidade:

A nossa capacidade intelectual
É interessante o adulto conhecer seu próprio nível mental, pois do grau de inteligência depende em grande parte, o êxito na vida profissional.

O nosso nível cultural
Em função de nossa inteligência, podemos verificar se ainda temos possibilidade de progredir na vida ou de estudar mais.

As nossas aspirações
A maioria das pessoas sente o desejo de alcançar certos objetivos na vida. Por esse motivo, uns preferem ser músicos, mecânicos, engenheiros, bons pais, etc. Para os que não conseguiram seu objetivo, a distância entre o que querem ser e o que são, realmente podem dar origem a muitos aborrecimentos.

Os nosso interesses
O mesmo pode acontecer com os nossos interesses; cada indivíduo tem interesses e gostos diferentes dos de outro; uns gostam de mecânica, outros de culinária, etc. Está comprovado que uma das maiores fontes de insatisfação profissional e pessoal é a falta de interesse.

O nosso temperamento e o nosso caráter
Temperamento e caráter, e Relações Humanas, são fatores essenciais, explicando muitas de nossas reações em relação aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário