sábado, 2 de outubro de 2010

ÉTICA A ARTE DE VIVER - FORMAÇÃO PESSOAL

ACERCA DAQUILO QUE QUEREMOS E SEREMOS NA VIDA COSTUMAMOS FAZER COMBINADOS:

- Conosco;

- Com o outro;

- Com a sociedade;

- A curto, médio e longo prazo.

- Na tentativa de cumpri tais combinados todos devem ter um toque próprio e se esforçar para que seja marcante.

- É importante possuirmos uma personalidade marcante e positiva, através da qual nos tornamos conhecidos e nos formamos no conceito dos nossos semelhantes.

- Nosso comportamento sempre é um reflexo de um quadro mental que pode ou não ser positivo.

- Muitas vezes, para se chegar ao objetivo pretendido torna-se necessária uma ampla reformulação interior.

- Como nos portamos e nos comportamos? Quais os nossos hábitos, como costumamos encarar as coisas e pessoas? Como fazemos as coisas? Que tal a nossa força de vontade e empenho? Como encaramos e enfrentamos situações? Cada qual tem uma maneira toda sua nesse particular, isto é, cada um tem o seu toque pessoal.

Elementos fundamentais na formação da imagem positiva

1- BOM SENSO: ele deve estar sempre presente em todas as nossas ações, em todas as formas de comportamento, em todos os raciocínios. Quem não age com bom-senso deixa a impressão de ser um desatinado, incapaz de refletir e até mesmo de responder pelas suas próprias ações. Com isso, cria em torno de si um clima de prevenção capaz até mesmo de afetar a confiança e o conceito que porventura possa merecer.

- Quando dizemos alguma coisa, por exemplo, devemos saber exatamente o que estamos falando. Devemos dominar o assunto, sem prejuízo da moderação. Nossas palavras devem ser criteriosas, bem pensadas e justas. Quem fala por falar, sem pensar no que diz, prima pela falta de senso. Igualmente não tem bom-senso quem se deixa dominar pelas emoções, expandindo-as negativamente.

2- APARÊNCIA PESSOAL: A aparência pessoal é um verdadeiro cartão de visitas individual. Às vezes fala mais eloqüentemente do que um milhão de palavras. Traduz, de certo modo, os gostos e as tendências de cada um.

3- CAPRICHO: Ainda que não consigamos, apesar de todo nosso empenho e boa vontade, fazer as coisas melhores ainda, devemos, pelo menos, caprichar no que estamos fazendo. Isso é muito importantes, pois mais cedo ou mais tarde produzirá os seus efeitos.

- O capricho é uma qualidade que tem uma vantagem de se fazer presente em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Não exige momentos especiais. Deve ser aproveitado em todas as nossas atividades específicas ou gerais.

- Capricho é amor, interesse pelo que se faz. É empenho em se fazer bem feito tudo o que pode ser feito. Capricho é calma, segurança e método, onde não se denota precipitação, improvisação nem pressa.

4- PERSEVERANÇA: Todos nós podemos ou não ter propósitos. Nossos propósitos podem ser bons ou maus, de acordo com a natureza de cada um. Os maus propósitos, infelizmente, se atingem por si mesmos. Uma simples omissão pode determinar-lhes os resultados. Mas os bons propósitos, os propósitos elevados, exigem ação. Mais ainda, ação perseverante.

5- OTIMISMO: É a atitude mental típica às pessoas positivas, junto as quais sempre nos sentimos bem e somente podemos lucrar. Não são lamurientas e chorosas por causa de seus problemas. O tempo está sempre bom, as pessoas são sempre ótimas, e vivem inteiramente satisfeitas com o que são, com os resultados de seus empreendimentos e com a perspectiva do futuro.

- Pessoas assim, via de regra, são inconfundíveis. Onde quer que se encontre uma, será logo notada. Seu semblante simpático, seu sorriso franco, seu modo de ser natural, dão o toque inconfundível de um otimismo irradiante que contagia quem dela se aproximar.

6-HONESTIDADE: A honestidade pessoal é uma premissa indispensável para a afirmação individual em todos os setores da vida. Quem não pautar sua vida pessoal por absoluta integridade, naturalmente não poderá pretender conceituar-se positivamente, quer na vida profissional, quer na vida pessoal.

QUESTIONÁRIO DE RESPOSTAS IMEDIATAS
1- Em reuniões sociais, na escola ou no trabalho você evita falar ou discursar, preferindo deixar o cargo de orador a outra pessoa qualquer?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa isso pode indicar excesso de prudência; distração passageira por outros problemas importantes. Em muitos caso pode indicar complexo de inferioridade ou inibição, obsessão da mente em certas idéias, estados emotivos, tristeza, nostalgia, decepção, preocupações ou cansaço nervoso.

2- Você é irreflexivo? Isto é, costuma às vezes falar e agir sem refletir? Sentindo-se arrependido logo após?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa, isto pode indicar impulsividade excessiva, nervosismo, precipitação e principalmente, predominância dos sentimentos sobre o pensamento. Resposta negativa: desejável.

3- Ao ter de enfrentar uma fila (cinema, teatro, banco, etc.) ou mesmo aguardar a sua vez no consultório médico, isso lhe causa profundo aborrecimento?

( )SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa, é de certo modo natural sentir-se aborrecido se a espera é excessiva e não justificada. Fora desses casos, entretanto, significa falta de paciência, falta de controle dos nervos, inquietação, nervosismo, vaidade e, às vezes, complexo de superioridade.

4- Você tem por hábito, se alguém elogia sua roupa, um objeto seu, ou ainda qualquer coisa que possua; dizer que vale pouco, que é velho ou coisa assim?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa, saiba que não está sendo modesto, mas está apenas se desvalorizando. Você poderá pensar que, diminuindo-se aos olhos dos outros, conseguirá os elogios que deseja. Não é assim, entretanto. Mentalize uma forma de agir melhor daqui por diante. Nada de arrogância, nem de falsa modéstia.

5- Quando você se defronta com algum problema desagradável, que tem que ser resolvido dentro de dias procura esquecê-lo, reprimi-lo, para pensar nele somente em cima da hora?
( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa ,observe o seguinte: “Uma das coisas mais trágicas que sei da natureza humana é que todos nós nos sentimos propensos a adiar a vida. Todos nós vivemos a sonhar com um mágico roseiral florido que se encontra alem do horizonte, em lugar de apreciar as rosas que desabrocham hoje debaixo de nossas janelas”.
Por que somos tão tolos? – A criança diz: “quando eu for menino grande”. O rapazinho diz: “quando eu for um homem”. E, depois de adulto, diz: “quando eu casar”. Depois a frase muda. “Quando eu puder aposentar-me”. E, então, quando a aposentadoria chega, ele lança um olhar pelo caminho percorrido. Um vento gélido parece varrer esse caminho e, de certo modo, ele perdeu tudo e a vida já está se indo.
Resposta negativa: desejável.

6- Quando, por um erro qualquer, você é repreendido por alguém na frente de outras pessoas, sente-se deprimido ou envergonhado?
( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Sentir-se deprimido e envergonhado é uma reação perfeitamente normal. No entanto, entregar-se a tal sentimento demonstra a nossa desvalorização e a nossa incapacidade de nos defender das injustiças ou maus tratos. Cuidado: pode ser indício de baixa autoestima
Resposta negativa: desejável.

7- Você sente que, em sua vida você já chegou ao auge, não havendo nada mais a aprender, e que as coisas que você faz não dá mais para aperfeiçoar?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa você está enganando a si próprio. A vida é uma constante evolução. Não há nada que não possa ser melhorado e tornar-se mais perfeito. Procure conhecer melhor todos os ângulos e possibilidades de sua profissão e você chegará à conclusão de que há muito caminho a percorrer.
Resposta negativa: você está na atividade certa.

8- Ao cometer um erro grave , você procura dividir a responsabilidade com seus colegas ou familiares?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa, isso demonstra a insegurança, falta de responsabilidade e personalidade fraca. Procure corrigir-se e assumir todas as conseqüências de seus atos.

9- Você é dos tais que acreditam na sorte, no destino, em horóscopo, e espera que a sua vida melhore sem lutar para que isso aconteça?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Em caso de resposta afirmativa, você simplesmente será ultrapassado pelas pessoas que acreditam em si mesmas e que lutam conscientes de sua própria força. E quando você se der conta, será tarde demais. Portanto, acredite mais em você, em seus próprios méritos e lute com afinco para conseguir alcançar seus objetivos.
Em caso de resposta negativa: você está no caminho certo.

10- Ao sentir que está com a razão em uma discussão qualquer, usa de todos os meios para convencer a outra pessoa, e fazer prevalecer seu ponto de vista?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: Qualquer que seja sua resposta, as discussões passionais são sempre inúteis. Você não poderá vencer uma discussão quando seus participantes já partem para a defesa de suas idéias. Não pode porque, se perder, perdeu mesmo, e se ganhar também perdeu. Porque? Bem, suponha que triunfou sobre um outro homem e arrasou seus argumentos cheios de pontos fracos e provou que ele estava errado. Que aconteceu? Você se sentirá muito bem. Mas o que acontecerá com ele? Você o fez sentir-se inferior. Você lhe feriu o amor próprio. Ressentirá seu triunfo. E um homem convencido contra a vontade conserva sempre a opinião anterior. O melhor meio de vencer as discussões talvez seja evitá-las no momento em que os debatedores estiverem tomados pelas paixões

11- Ao procurar atingir um objetivo, ou uma aspiração, costuma desanimar-se ao ouvir opiniões contrárias ao seu pensamento?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: A triste verdade é que muitas pessoas sofrem por serem inconscientemente invejosas. Não podem tolerar a notícia de que outra pessoa foi bem sucedida. Quando seus parentes ou amigos estão passando mal de saúde, ou metidos em maus negócios, elas enchem-se de generosidade; mas se aqueles demonstram sinais de sucesso e felicidade, esses pretensos amigos passam a sofrer, e farão o possível para destruir a autoconfiança daqueles. O mais triste de tudo é que não sabem o que fazem.


12- A ambição social, ou a vontade de vencer rapidamente na vida profissional, pode fazer com que você escolha uma profissão inadequada?

( ) SIM ( ) NÂO

Comentário: A resposta correta é sim. Porque certas ocupações são tidas como capazes de dar a uma pessoa uma condição social mais elevada. Isso faz com que alguns escolham trabalhos e profissões para os quais não têm nem capacidade nem inclinação, e assim fracassam na tentativa de obter sucesso nas mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário