quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O QUE É INTELIGÊNCIA?



Inteligência é uma coisa que todos querem, talvez  todos possuam, mas nem todos a reconhecem em si e não sabem como utilizá-la a seu favor. Talvez porque seja difícil mesmo. Talvez porque as pessoas estejam procurando coisas diferentes, visto que há muitos significados para esta palavra.
Então o governador diz "vamos promover a inteligência das crianças", o diretor concorda, o professor grita "estou tentando estimular a inteligência dos alunos" os alunos criam expectativas "vamos ficar mais inteligentes", e no final dá a maior confusão.
Será que somos tão incompetentes assim? Ou estamos buscando objetivos diferentes que sejam representados pela mesma palavra? Afinal, o que é inteligência?

Veja se você concorda ou não com as definições abaixo, citando suas razões para concordar ou discordar. A seguir ofereça algumas definições que você daria e que não foram expostas:

1 - Inteligência é uma facilidade de entender e absorver informações de diferentes fontes
2 - O inteligente é quem erra e aprende com seus erros, diferentemente do sábio, que é experiente.
3 - Ser inteligente é saber lidar com as situações e não ser superdotado em alguma coisa
4 - Inteligência é a capacidade de absorver o conhecimento
5 - Inteligência é a capacidade de aplicar o conhecimento
6 - Inteligência é “o conhecimento”
7 - Inteligência é também saber estudar as informações
8 - Inteligência é saber expressar o conhecimento e receber críticas
9 - Inteligência não está apenas relacionada ao aprendizado, é algo que qualquer ser, por mais ínfima que seja a sua, utiliza para sobreviver.
10 - Inteligência é diferente de ter conhecimento. A pessoa pode ter a informação mas não ter inteligência o suficiente para entendê-la
11 – Inteligência é a capacidade de organizar idéias próprias e expressá-las de maneira compreensiva
12 – Inteligência é a capacidade que você tem de elaborar soluções
13 – Inteligência é saber se virar em dificuldades
14 - Não basta se virar, a pessoa é inteligente quando consegue entender as coisas que precisa entender, formar sua opinião para então viver do modo que ela pense que é ideal
15 - Saber estudar, e manter consigo mesmo equilíbrio, é inteligência.
16 - Grande parte do que chamamos inteligência é condicionamento
17 - A inteligência é adquirida ao longo da vida, com conhecimento e esforço, o que acontece é que algumas pessoas tem mais facilidade do que outras
18- A pessoa nasce com a inteligência, mas é só com o passar do tempo que a pessoa adquire inteligência o suficiente para fazer a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário