sábado, 24 de novembro de 2012

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE HISTÓRIA - 1º ANO


ATIVIDADE COM O FILME LUTERO
Importante: para aqueles que  fizeram a produção da história sobre as lendas medievais e precisam, portanto de quatro pontos, a tarefa é fazer a questão 1. Quanto  aos que não fizeram a história , estes deverão fazer a atividade completa.

1-    A pós assistir ao filme responda as questões abaixo:
a)       Comente as passagens que tornam evidente que a Igreja passava por escândalos em que  os membros do clero não se comportavam  dentro do padrão moral defendido pela Igreja.

b)       Explique as razões pelas quais os príncipes alemães foram chamados de protestantes e culminando assim em se denominar todas as igrejas reformadas a partir de Lutero como protestantes?

c)       Leia o trecho acima e responda

“27ª Pregam a doutrina humana os que dizem que assim que a moeda tilintar na caixa, a alma voará para fora (do purgatório).

43ª Os Cristãos devem ser ensinados que aquele que dá ao pobre ou empresta ao necessitado faz uma melhor obra do que [faria] comprando indulgências.

82ª A saber: - "Por que o Papa não esvazia o purgatório, por causa do santo amor e da horrenda necessidade das almas que lá estão, se ele poderia redimir um número infinito de almas com o mui funesto dinheiro com o qual constrói uma Basílica? Não são as primeiras razões mais justas; e a última insignificante?"

Quais são as  críticas  contida no texto sobre  as práticas comuns da Igreja Católica da época?

d)       Segundo a doutrina luterana por que é permitida a abertura de tantas Igrejas protestantes ao contrário da Igreja Católica Apostólica Romana que até hoje permanece em unidade

2-    Cite e comente os   sinais que Deus deixa para que saibamos para qual destino fomos escolhidos e qual tipo de vida devemos ter para conseguirmos a salvação, segundo João Calvino.

3-    Explique os motivos pelos quais o Rei da Inglaterra, Henrique VIII, rompeu com a Igreja Católica

4-    Comente as vantagens econômicas que ocorreram para  Inglaterra a partir do rompimento entre Henrique VIII e o Papa


Nenhum comentário:

Postar um comentário