ESCOLA DE FRANKFURT
ROTEIRO DE ESTUDO
1- Que condições históricas contribuíram para o surgimento da Escola de Frankfurt?
2- Descreva o caminho percorrido pelos
teóricos da Escola de Frankfurt para compor a teoria crítica da sociedade como
um todo.
3- Sob que aspectos a teoria marxista
influenciou nas reflexões dos teóricos da Escola de Frankfurt?
4- Por quê podemos afirmar que a Escola
de Frankfurt concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa?
5- Quais são as críticas que Max Horkheimer e Theodor Adorno fazem à razão
iluminista e como eles as justificam?
6- Que elementos da teoria dos pensadores
estudados nos oferecem a ideia de que eles falam da desesperança em relação à
possibilidade de transformação da realidade social do seu tempo?
7- Sob que aspectos Adorno e Marcuse
concordam e sob que aspectos eles discordam?
8- Segundo esses pensadores, de que
maneira a indústria cultural contribui para a homogeneização dos comportamentos
e a massificação das pessoas?
9- Em que sentido o pensamento de Walter Benjamim se distancia
dos de Adorno e Horkeimer ?
10- Qual é a essência do texto “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”? Em que
medida suas ideias ecoam na sociedade atual?
11- Que argumentos Walter Benjamim utiliza para
defender que a arte dirigida às massas pode servir como instrumento de
politização.
12- Como Herbert Marcuse aproxima as teorias
marxistas e freudianas em sua obra.
13- Como Marcuse defende a criação de uma
civilização menos repressiva? Segundo ele que transformações tornariam viáveis
o surgimento de tal sociedade?
14- Sob que aspectos Habermas discorda de Adorno e
Horkheimer?
15- Por quê Habermas é tido por muitos como o
“último grande racionalista?
16- Qual é o papel atribuído por Habermas
à ação comunicativa?
17- O que Habermas chama de verdade intersubjetiva?
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