terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ESCOLA DE FRANKFURT


ROTEIRO DE ESTUDO

1- Que condições históricas contribuíram para o surgimento da Escola de Frankfurt?


2-     Descreva o caminho percorrido pelos teóricos da Escola de Frankfurt para compor a teoria crítica da sociedade como um todo.

3-     Sob que aspectos a teoria marxista influenciou nas reflexões dos teóricos da Escola de Frankfurt?

4-     Por quê podemos afirmar que a Escola de Frankfurt concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa?

5-     Quais são as críticas que  Max Horkheimer e Theodor Adorno fazem à razão iluminista e como eles as justificam?

6-     Que elementos da teoria dos pensadores estudados nos oferecem a ideia de que eles falam da desesperança em relação à possibilidade de transformação da realidade social do seu tempo?

7-     Sob que aspectos Adorno e Marcuse concordam e sob que aspectos eles discordam?

8-     Segundo esses pensadores, de que maneira a indústria cultural contribui para a homogeneização dos comportamentos e a massificação das pessoas?

9-     Em que sentido  o pensamento de Walter Benjamim se distancia dos  de Adorno e Horkeimer ?

10- Qual é a essência do texto “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”? Em que medida suas ideias ecoam na sociedade atual?

11-  Que argumentos Walter Benjamim utiliza para defender que a arte dirigida às massas pode servir como instrumento de politização.

12-  Como Herbert Marcuse aproxima as teorias marxistas e freudianas em sua obra.

13-  Como Marcuse defende a criação de uma civilização menos repressiva? Segundo ele que transformações tornariam viáveis o surgimento de tal sociedade?

14-  Sob que aspectos Habermas discorda de Adorno e Horkheimer?

15-  Por quê Habermas é tido por muitos como o “último grande racionalista?

16-  Qual é o  papel atribuído por  Habermas  à ação comunicativa?

17-  O que Habermas chama de verdade intersubjetiva?

  

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