quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017




           PLANEJAR PARA ECONOMIZAR TEMPO E ENERGIA
O coach dos coaches, Rhandy di Stefano afirma que "planejar é decidir de antemão, qual e como será sua vitória". Essa afirmação está em consonância com  um ditado chinês que diz que “é necessário amolar bem o machado se quisermos derrubar a árvore na metade do tempo”. Em tempos de grande correria, nos quais somos bombardeados pela ditadura do tempo e da qualidade, parece um contrassenso quando ouvimos alguém nos alertar sobre a necessidade de interromper ou protelar o início de uma atividade para planejá-la. Afinal, aprendemos desde cedo que tempo é dinheiro e é justamente por concordar que o desperdício de tempo resulta em desperdício de dinheiro, que reafirmamos aqui a importância de se realizar um bom planejamento antes e durante a execução de nossas atividades. Para isso é se torna vital o despertar de uma atenção especial tanto ao foco que a  atividade a ser desenvolvida  requer, quanto às ações necessárias ao seu sucesso. Além disso temos que considerar que entre o foco e a ação existe o planejamento. Esquecer desse detalhe é  correr um sério risco de comprometer o resultado daquilo que estamos fazendo.

A grande sacada está na seguinte questão: entre você saber o que precisa ser feito e você realmente fazer, vale a pena investir um tempinho no planejamento. Quando se planeja é possível encurtar o tempo de execução e, consequentemente, aquilo que a princípio representaria uma perda de tempo, passa a representar um ganho valioso, uma vez que além do tempo ganho, certamente evita-se a fadiga e o stress, pois muitas das situações que poderiam atravancar o processo podem ser detectadas e, consequentemente, sanadas enquanto se planeja. É a prática do “amolar a ferramenta” que significa a diferença entre a execução de uma determinada tarefa com desperdício de tempo e de energia e o desenrolar da mesma tarefa com fluidez, satisfação e ganho de tempo e energia.

Existem  cinco passos importantes para o bom desenvolvimento de qualquer tarefa:

1-   Foco: o filósofo romano Sêneca afirmou que “nenhum vento sopra a favor daquele que não sabe para onde deseja ir”. Daqui entendemos que é preciso que tenhamos muito claro quais são as nossas metas, afim de que não nos deixemos desviar por algum contratempo ou mesmo por outras situações ou propostas que interfiram negativamente em nosso projeto principal.
2-   Planejamento: ele pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer atividade que tenhamos que desenvolver. Quando realizado com responsabilidade e clareza, o planejamento nos auxilia na economia de tempo e energia, além de evitar o stress tão comum quando somos pegos de surpresa por alguma situação inusitada.
3-   Ação: o ponto de partida de qualquer planejamento são as questões referentes ao “o que precisa ser feito”, “como será feito” e “quais são os resultados desejados”. Todas essas questões estão relacionadas ao conjunto de ações que deverão ser desenvolvidas, com vista a obter o êxito que desejamos. Agir proativamente, de forma a garantir tal êxito deve ser umas das nossas principais metas.
4-   Melhoria: o filósofo grego Heráclito de Samos, afirmava que “nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio, pois as águas sempre se renovam, assim como  também nós não somos os mesmos”. Podemos aproveitar esse ensinamento para tornar cada uma das nossas práticas cotidianas única e exclusiva. Assim sendo, a cada vez que se planeja ou se retoma uma determinada ação, deve-se buscar fazê-la melhor do que fora feito antes. É durante o processo que se aprimora aquilo que está em construção.
5-   Resultado: é importante que se  tenha clareza desde o início sobre o resultado que se pretende alcançar com o trabalho a ser desenvolvido. Assim, se a projeção conseguida durante o processo apontar para outras possibilidades, há tempo para corrigir a rota, com vista a não perder o foco citado no primeiro passo.
Pense com carinho nisso que acabaste de ler. Sucesso sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário